tamanho da fonte
A A A A A

A inspeção da boca é rápida e indolor!

O passo a passo está no roteiro disponível para download gratuito

O passo a passo está no roteiro disponível para download gratuito

Examine o paciente sob iluminação adequada. Caso o paciente faça uso de próteses removíveis (dentaduras totais ou parciais), peça que as retire antes do exame. Tenha em mãos espátulas descartáveis para afastar os lábios e bochechas, e gaze para tracionar a língua se necessário.

Todos os pacientes devem ser examinados mas uma atenção especial deve ser dada àqueles considerados sob risco, que são os fumantes de qualquer tipo de substância e os que mascam tabaco, indivíduos com mais de 40 anos, usuários de álcool, com má higiene oral, subnutridos e imunossuprimidos.

O Exame

O Exame

Exame sob luz natural.

O Exame

O Exame

Exame oral com espátula descartável e lanterna.

Lábios

Lábios

Observe a parte externa, os cantos e a parte interna. Observe a gengiva.

Mucosa Jugal (bochechas)

Mucosa Jugal (bochechas)

Observe as bochechas de ambos os lados. Observe a gengiva.

Língua

Língua

Observe o dorso e a parte ventral da língua. Realize a inspeção preconizada pela Medicina Chinesa/Acupuntura. Observe o assoalho da boca. Após, para melhor visualizar possíveis lesões especialmente na região póstero lateral, tracione delicadamente a língua com o auxílio de gaze.

Palato e Garganta

Palato e Garganta

Observe o palato ('céu da boca'). Observe a garganta. Peça ao paciente para dizer 'AAAAA'.

Cadeia ganglionar cervical. O exame da cadeia ganglionar cervical é feito estando o examinador posicionado atrás do paciente, que flexiona lateralmente o pescoço para relaxar o músculo esternocleidomastoideo para facilitar a palpação ganglionar. Linfonodo cervical aumentado (detalhe).

Pescoço

Apalpe o pescoço e a região sob a mandíbula procurando 'caroços' endurecidos.

O que procurar?

Lesões brancas, vermelhas ou pigmentadas, ferimentos que não cicatrizam e sangram. Dificuldade para engolir e rouquidão crônicas também são um sintoma de alerta, pois alguns tumores estão na região da garganta e não são visíveis ao exame clínico simples.


Conheça e identifique as variações anatômicas e lesões orais